top of page
Buscar

MARIELLE FRANCO | Socióloga, ativista e política | Brasil | 1979 - 2018

Ilustração Vetorial | Marcella Sholl | 2022

Socióloga, mestre em Administração Pública e vereadora da cidade do Rio de Janeiro, que foi brutalmente assassinada enquanto exercia o seu mandato. As cores da sua roupa e faixa no cabelo representam as bandeiras do orgulho LGBTQI+ e também do orgulho transgênero, que foram pauta de suas propostas legislativas. Marielle é semente e brota todos os dias na luta pelos direitos humanos no país. Sempre PRESENTE!


Marielle Franco foi uma socióloga, ativista e política brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 27 de julho de 1979. Ela se destacou por sua luta pelos direitos humanos, pelo feminismo e pela defesa das comunidades carentes. Filiada ao PSOL, Marielle foi eleita vereadora do Rio de Janeiro em 2016 com a quinta maior votação, sendo a segunda mulher mais votada do Brasil. Durante seu mandato, foi crítica da intervenção federal no Rio e da atuação abusiva da Polícia Militar, além de se envolver ativamente na defesa dos direitos das mulheres, negros, LGBT e moradores de favelas.





Antes de sua atuação política, Marielle teve uma vida marcada pela luta por melhores condições de vida, desde a infância na favela do Complexo da Maré até sua formação acadêmica. Ela se graduou em Ciências Sociais pela PUC-Rio e obteve um mestrado em Administração Pública pela UFF, com foco na análise da política de segurança pública no Rio. Sua trajetória política começou como assessora parlamentar do deputado Marcelo Freixo, onde trabalhou por dez anos na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).





Em 14 de março de 2018, Marielle Franco foi assassinada a tiros, junto com seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Rio de Janeiro. Sua morte gerou um grande clamor público e, anos depois, os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa foram presos sob acusação de serem os mandantes do crime. Durante seu curto, mas impactante mandato, Marielle apresentou diversos projetos de lei focados na garantia de direitos das mulheres e das minorias, destacando-se pela sua atuação firme e combativa em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

 
 
 

Comments


bottom of page